03/10/2017 - Comunicação social

Falar de estresse todo mundo fala mas pouca gente sabe o que, de fato, é o estresse.
O estresse é um sintoma muitas vezes indescritível. Ele pode ser caracterizado por sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação, nervoso, e pode ser motivado por diversos motivos distintos.
CAUSA:
Os chamados estressores podem ser:
- Internos: ligados a características de personalidade;
-Externos: do ambiente, mudanças em geral;
SINTOMAS DE ESTRESSE NO TRABALHO
Insônia, alterações no humor, queda de cabelo acentuada, apatia e problemas de atenção, cansaço constante, ranger os dentes, necessidade de isolamento estão entre os principais sintomas de estresse no trabalho!
Aqueles dias em que as horas no trabalho não passa, as demandas são mais cansativas e todo mundo a sua volta parece estar tranquilo com suas tarefas, enquanto você está atolado e sem tempo até mesmo para um cafezinho. Se estas ocorrências tem se tornado cada vez mais frequentes, fique atento, pois você pode estar sofrendo com estresse no trabalho.
O trabalho que deveria gerar satisfação e autoconfiança se torna um inimigo e o principal gerador de cansaço, angustia e desmotivação. Três entre sete trabalhadores brasileiros sofrem da SÍNDROME de BURNOUT, que tem como principal característica o esgotamento emocional, psicológico e físico em decorrência do excesso de trabalho.
Conheça as três fases do estresse
Alerta: quando o estresse ainda é considerado positivo;
Resistencia: fase em que o estresse se manifesta fisicamente;
Esgotamento: quando o cansaço se torna crônico;
Como lidar com o estresse profissional
Primeiramente, é importante que o profissional consiga identificar qual fase do estresse no trabalho está vivendo. Caso já esteja no esgotamento procure apoio de um psicólogo evitando que haja piora. Se estiver em uma transição do alerta para a resistência, é possível tomar algumas atitudes para melhorar a situação, como organizar seu tempo e respeitar seu limite.
A vida não é feita só de trabalho
Passar um tempo com os amigos e a família, rindo e se divertindo, ajuda a tornar o dia a dia estressante do trabalho mais suportável. Ter um hobby, por exemplo melhora a qualidade de vida e ajuda a evitar quadros de estresse.
Sinta-se bem no ambiente de trabalho.

Boletim Informativo CIPA

Origem: Assessoria de Comunicação Social