17/08/2017 - Ind. Comércio e Des. Econômico

Marialva está participando do programa “Cidade Empreendedora”, desenvolvido pelo Sebrae. O programa oferece a consultoria do serviço para a implantação da Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas.
A proposta vem para criar um ambiente mais favorável para os empreendedores locais preparando-os para negociarem com os agentes públicos como Prefeitura, Câmara, órgãos estaduais e até federais.
Em Marialva foi criado um Comitê Gestor formado por representantes de órgãos e secretarias municipais, associação comercial, Emater e sociedade civil. Este comitê é que trabalhará em diversos setores da sociedade com o objetivo de prepara-los para o programa.
Segundo o consultor do Sebrae Mateus Ferreira, em Marialva, o “Cidade Empreendedora” vai atuar nas escolas com a educação empreendedora, estimulando os estudantes e com o setor do comércio oportunizando para os empresários locais um caderno de itens que a Prefeitura necessita comprar e oferecer a oportunidade para o comércio local participar das licitações.
“Com isso, a Prefeitura investe parte de seu orçamento na economia local, pois comprando dos comerciantes da cidade, ela movimenta toda a cadeia produtiva, gerando emprego e renda para o município”, diz Ferreira.
Dentro desse programa ainda, a Prefeitura disponibiliza a “Sala do Empreendedor” que tem o papel de auxiliar os MEI´s no seu dia a dia, já que muitos que abriram e estão trabalhando com essas empresas podem também vender ou prestar serviços para órgãos públicos. Em Marialva estima-se que em torno de mil Microempresas Individuais foram abertas nos últimos anos.
Nesta semana, os funcionários da Prefeitura e os representantes dos demais órgãos, que fazem parte do Comitê Gestor da Lei Geral, participaram de um treinamento sobre como o trabalho será realizado.
O secretário de Indústria e Comércio de Marialva Ideuber Celeste explica que a Lei Geral vem para desburocratizar os processos e fomentar a economia local. “O nosso papel é ajudar as micro e pequenas empresas a se desenvolverem, se elas crescem toda a economia de Marialva também cresce e toda a sociedade ganha”, comemora Celeste.
Para o prefeito Victor Martini, a Lei Geral além de tudo, cumpre uma função social importante. “Assim vamos dar condições para que os Microempresários de Marialva participem das licitações e que as empresas da cidade sejam competitivas”, diz Martini.

Origem: Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Des. Econômico