01/12/2017 - Saúde

Neste sábado, dia 2, tem o último Mutirão de Limpeza do ano de 2017, em Marialva, será no Centro, no quadrilátero formado pelas ruas Papa João XXII, Nossa Senhora do Rocio, rua Domingos de Moraes e Nereu Ramos. Os moradores e comerciantes dessa localidade podem deixar na calçada materiais inservíveis que desejam descartar.
Esta ação que é realizada pela Prefeitura desde janeiro tem como objetivo acabar com os focos de Dengue na cidade. Em 10 edições, o Mutirão já recolheu quase 4 milhões de quilos de materiais inservíveis que estavam nos quintais das casas de vários bairros da cidade. Voluntários, diretores, secretários, gerentes, colaboradores em geral da Prefeitura e até o prefeito Victor Martini se empenharam ao máximo nesse trabalho que ajudou a reduzir os casos de Dengue em 98%, comparados com os casos registrados ano passado.
A ideia de fazer os mutirões foi do próprio prefeito Victor Martini que determinou ao secretário de Saúde José Orlando Villa que coordenasse os trabalhos. A ação era que aos sábados pela manhã os colaboradores fossem convocados para travar uma verdadeira guerra contra o mosquito Aedes aegipty que no ano de 2016 fez 419 vítimas em Marialva.
“Tomamos essa atitude no começo do mandato, pois o assunto é muito sério. Vivemos no ano de 2016 uma epidemia de Dengue e a população ficou muito assustada. Esses mutirões deram um resultado incrível. Reduzimos de 419 casos no não passado, para somente 8 este ano”, comemora Martini.
O mutirão foi realizada em todos os bairros e nos distritos de Aquidaban e São Miguel do Cambuí, sempre contado com os caminhões caçamba e máquinas como pá carregadeira da Prefeitura. Logo no primeiro evento o resultado foi surpreendente com mais de 15 caçambas de entulho sendo recolhidas.
Segundo o secretário de Saúde de Marialva José Orlando Villa, além do empenho dos colaboradores o sucesso desse trabalho também deve-se a população que entendeu o recado e participou ativamente limpando os quintais.

Origem: Secretaria Municipal de Saúde