Fale Conosco Galeria de Fotos Cidade + Notícias Página Principal
 
 Notícias
30/01/2018 - Saúde

A secretaria de Saúde de Marialva, a partir da próxima segunda-feira (5), passa a oferecer gratuitamente, uma nova alternativa terapêutica a seus pacientes: a aplicação da toxina botulínica (Botox). A substância reduz a rigidez muscular e amplia a capacidade funcional dos pacientes diagnosticados com espasticidade e distonia. O tratamento será realizado conforme protocolo do Ministério da Saúde.
A espasticidade é uma rigidez muscular que dificulta a mobilidade, principalmente nos braços e nas pernas. “A espasticidade decorre de lesões do sistema nervoso, do cérebro e da medula. Em dose apropriada e em locais selecionados, a toxina botulínica ajuda a relaxar a musculatura, facilitando os movimentos”, explicou o neurologista do munícipio, Guilherme Martins, responsável pelo procedimento.
O tratamento será disponibilizado para adultos e crianças, com indicação do especialista. Ele consiste na aplicação de injeções diretamente no músculo afetado, o que garante um efeito mais localizado e rápido.
Neste primeiro momento, o procedimento será realizado em quatro pacientes, os quais tem a medicação liberada pelo Estado através da 15º Regional de Saúde. A avaliação das melhorias da toxina botulínica se faz já na primeira aplicação, dentre as quais é facilitar a fisioterapia na reabilitação, amenizar as dores e reduzir os espasmos involuntários.
Para o secretário de Saúde, José Orlando Villa, o novo tratamento ofertado é um avanço para a saúde de Marialva, já que das 30 cidades da Regional de Saúde somente Maringá oferecia esse serviço. “Agora Marialva tem este tipo de tratamento disponível, mais um recurso em prol da melhoria da funcionalidade e da qualidade de vida dos pacientes marialvense”, comemora Villa.
Segundo o prefeito Victor Martini os avanços no atendimento da Saúde de Marialva são visíveis, em apenas um ano de mandato muito já se fez para melhorar o setor. “Estamos trabalhando nesse sentido, de facilitar o acesso da população aos tratamentos de saúde que todos nós merecemos”, ressalta Martini.

Origem: Secretaria Municipal de Saúde


 
 
 Últimas Notícias
Website Oficial da Prefeitura Municipal de Marialva