Este site ultiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para
melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Você aceita
a politica de privacidade?
Monumento à uva em Marialva passa por reparos e pintura
Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Última Modificação: // | Visualizada 365 vezes
Ouvir matéria
Para quem passa pela BR-376, no trevo que dá acesso a Marialva, é impossível não desviar o olhar para um imenso cacho de uva em concreto armado, instalado na entrada da cidade. Trata-se de um monumento que rende homenagem à âncora econômica do município: a viticultura. O vigor da atividade destaca Marialva como a ?Capital da Uva Fina?.
O monumento é obra do artista cearense Gilberto Gomes Moura e representa um cacho de uva rubi ainda com algumas bagas verdes, apontando que a fruta está em processo de maturação. A rubi é uma das variedades que prevalecem nos parreirais do município, de onde saem anualmente 45 mil toneladas da fruta.
Com 17,8 metros de altura, 9 metros de largura e 12 metros de diâmetro, o monumento passa por reforma, o que inclui pequenos reparos em sua estrutura e pintura, preservando-se suas características originais. O trabalho deve estar concluído em breve.
Em função do seu tamanho, o cacho de uva mereceu espaço no ?Livro dos Recordes?. Mais que uma homenagem ao vigor do cultivo de uvas no município, o monumento transformou-se em atração turística e a reforma pela qual passa busca reforçar essa condição. A ação do tempo desbotou a pintura original e provocou pequenos danos à estrutura, feita em concreto armado com maestria pelo artesão cearense.
A Diretora de Turismo do município, Cristina Jacometto, junto com sua equipe de trabalho, coordena a manutenção do monumento.