Este site ultiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para
melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Você aceita
a politica de privacidade?
Educao deu incio ao Projeto de Formao Continuada 2014
Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Última Modificação: // | Visualizada 154 vezes
Ouvir matéria
Na ltima sexta-feira, 16, na Casa da uva (sada para Mandaguari), a secretaria de Educao, em parceria com o Governo Municipal realizou a abertura do Projeto de Formao Continuada - 2014 para servidores da Educao Infantil. Alm do prefeito municipal Edgar Silvestre-Deca, estiveram presentes a vice-prefeita Antonieta Belinatti; chefe de gabinete, Jos Roberto Vares; vereadora, Leonir Belasque; secretria de Educao, Maria Inez Benites Bria; professora doutora, Marta Chaves - da UEM ? Universidade Estadual de Maring; a assessora pedaggica da Educao Infantil, Dalva Linda Vicentini; e demais integrantes da secretaria de Educao, bem como diretores e coordenadores pedaggicos das instituies de ensino da rede municipal.
O prefeito Deca destacou o quanto a educao escolar relevante na formao dos cidados e que os primeiros conhecimentos, valores e atitudes se desenvolvem ali, na primeira etapa da educao bsica. ?No meo esforos quando o objetivo investir na educao de 0 a 5 anos de nossas crianas e no setor como um todo?, disse Deca.
A secretria de educao, Maria Inez, destacou a importncia de investimentos e ampliao nesta modalidade de ensino. ?Ressalto, de maneira especial, nosso apreo aos educadores presentes, que participaram ativamente de todas as discusses e que so as pessoas fundamentais e mais importantes na construo de uma educao plena para nossas crianas. A vocs, a nossa reverncia?, concluiu Maria Inez.
A coordenao dos trabalhos junto aos educadores est sob a responsabilidade da professora doutora Marta Chaves, que de incio j deixa evidente grandes contribuies que podero ser agregadas para que Marialva avance no que diz respeito ao oferecimento de uma educao infantil de qualidade aos muncipes.
Os trabalhos que sero desenvolvidos durante todo o ano contemplam encontros com diferentes grupos e em diversos locais. Desta forma o projeto de formao continuada est composto por estudos e reflexes entre a professora Marta Chaves e diferentes grupos, sendo assim distribudos:
? Professora Marta Chaves e a assessora Dalva Linda Vicentini;
? Professora Marta Chaves, Dalva Linda Vicentini e diretores e coordenadores das instituies que atendem a Educao Infantil;
? Professora Marta Chaves, Dalva Linda Vicentini, Diretores e coordenadores das instituies que atendem Educao Infantil e todos os educadores de todas as instituies;
? Professora Doutora Marta Chaves, Dalva Linda Vicentini, coordenadores e educadores de crianas de 0 a 3 anos;
? Professora Doutora Marta Chves, Dalva Linda Vicentini, coordenadores e educadores de crianas de 4 anos;
? Professora Doutora Marta Chaves, Dalva Linda Vicentini, coordenadores e educadores de crianas de 5 anos;
? Professora Doutora Marta Chaves, Dalva Linda Vicentini, coordenadores e professores que atuam como quinto professores nas turmas de Educao Infantil.
O diferencial desta formao em exerccio est na constituio destes pequenos grupos, que possibilitar ao professor o dilogo, a manifestao de suas dvidas e/ou anseios/dificuldades, bem como a construo de materiais pedaggicos especficos para cada faixa etria. Momentos de estudos e aprendizagens que possibilitaro aos educadores mostrar seu trabalho, as atividades que vem desenvolvendo junto s crianas. Isso implicar em crescimento e aprofundamento no exerccio de ser professor.
A professora Doutora Marta Chaves tambm se prontificou a realizar junto s instituies que atendem a Educao Infantil um momento de conversa com os familiares das crianas. Espao onde ela dialogaria com a famlia sobre o valor que os educadores tm na vida dos filhos deles.
Diante de todo este detalhamento de trabalho visualizamos o valor que a atual administrao municipal tem colocado sob a Educao Infantil. A formao que ser efetivada junto aos educadores vai alm de algo superficial, mas almeja solidez e profundidade no exerccio de ser educador de crianas.