Palestra com a sexóloga Eliane Rose Maio

Encerramento da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 221 vezes


Ouvir matéria

A data de 18 de maio é oficialmente o Dia Nacional de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual Infantil. Todos os anos, os órgãos de proteção social básica e especializada de Marialva, Cras-Centro de Referência de Assistência Social e o Creas-Centro de Referência Especializado de Assistência Social, se articulam no intuito de mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta a proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

Com o objetivo de que as próprias crianças de nossa comunidade estivessem diretamente envolvidas nessa Campanha, foi realizado concurso de desenhos com a participação de 50 crianças que frequentam o Peti/Paem-Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Programa de Atendimento Educacional de Marialva. O concurso foi dividido em dois momentos: na primeira etapa as crianças assistiram a uma animação de curta-metragem, que tratava sobre o tema "abuso sexual e exploração na infância" e posteriormente elaboraram um desenho. Dentre os 50 desenhos, 1 foi selecionado para estampar a campanha. Na segunda etapa, foi feita exposição de desenhos onde as crianças foram convidadas a falar sobre suas produções e assim foram premiados os três primeiros colocados.

O encerramento da campanha aconteceu na noite da última quarta-feira, 20 de maio, com a presença da Psicóloga e Sexóloga Dra. Eliane Rose Maio, no Cine Teatro Sonia Maria Silvestre Lopes. A Professora falou sobre educação sexual nas escolas e maneiras de se identificar os sinais apresentados por uma criança vítima de violência. Eliane é reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu trabalho. Autora de vários livros, já participou de diversas atrações de televisão, como o Programa do Jô, pela Rede Globo.

O coral do Peti-Paem (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Programa de Atendimento Educacional de Marialva) realizou a apresentação de diversas músicas. O Hino à Marialva foi executado por flautas, proporcionando uma bela surpresa ao público.

Participaram do evento: prefeito, Edgar Silvestre-Deca; vice-prefeita, Antonieta Belinatti; vereador Paulo Cezar da Silva; secretária de Assistência Social, Maria Angela Martins Molina Silvestre-Mari; secretária de Educação, Maria Inez Benites Bria; capitão da Polícia Militar, José Renato Mildemberg; coordenadora do Cras, Kátia Malheiro Curiel; coordenadora do Creas, Glazieli Lemos Guimarães; entre outras autoridades.

?A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. Com isso, reafirmamos a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil?, lembrou o prefeito Deca.
Para denunciar quaisquer suspeitas de que uma criança ou adolescente esteja sendo vítima de violência sexual, ligue anonimamente no DISK 100 ou procure o Conselho Tutelar.

Maiores informações: (44) 3232-8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.