Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Última Modificação: // | Visualizada 258 vezes
Ouvir matéria
As obras de expansão das lagoas de tratamento às margens do Ribeirão Sarandi prosseguem em ritmo acelerado. O município investe cerca de R$ 300 mil no projeto, recursos oriundos da Fundação Nacional de Saúde. A obra faz parte de um conjunto de ações ligadas ao saneamento urbano desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
O projeto prevê a construção de três lagoas de tratamento de esgoto, que incorporará modernas soluções tecnológicas no processamento dos resíduos. A obra deve estar concluída em 180 dias.
A construção das lagoas, que dobrará a capacidade e tratamento de esgoto gerado pela área central da cidade, faz parte de projeto mais amplo que alcança todo o entorno da obra, constituindo-se assim numa iniciativa que não se propõe apenas a resolver um problema pontual.
“Toda a área será revitalizada com procedimentos que resgatam um passivo ambiental de décadas”, afirma Luiz Stéfano., secretário de Agricultura e Meio Ambiente. “A realização dessa obra representa avanço importante no sentido de preservação ambiental e no reforço da qualidade de vida”, acrescenta o secretário.
Além dos aspectos positivos ligados ao compromisso do governo municipal em investir no reforço da infra-estrutura urbana, o empreendimento cumpre a função de eliminar problema que se arrasta há décadas.
Plano Diretor
A terceira e última audiência pública sobre o Plano Diretor, que seria realizada hoje, 20, às 19h30, na Casa da Cultura, foi adiada para segunda, 26, às 19 horas, no mesmo local. Na reunião será apresentada a minuta do plano já incorporado o resultado das primeiras duas audiências, quando a comunidade foi ouvida sobre o projeto que normatiza o desenvolvimento urbano do município. Após a terceira audiência e cumprido os rituais burocráticos, o Plano Diretor será enviado à Câmara para que os vereadores discutam seu conteúdo e façam as emendas que julgarem necessárias para aperfeiçoá-lo. Aprovado no Legislativo, o plano será sancionado pelo prefeito Humberto Feltrin.
Vacinação
A Secretaria de Saúde de Marialva conclui hoje o balanço sobre a campanha de vacinação de idosos contra a gripe encerrada na última sexta, 16, mas dados preliminares apontam que foi cumprida a meta de vacinar quase 100% da população com mais de 60 anos da cidade e dos distritos. “Os números estão sendo fechados, mas tudo indica que superamos a meta prevista pelo Ministério da Saúde, graças à participação das pessoas que entendem a importância de se imunizarem para evitar agravamento de uma simples gripe”, afirma o secretário de Saúde, João Dorival Garcia Gea, o Vavá. A vacina imuniza contra o vírus da gripe, que em casos mais graves pode levar à morte sem os cuidados adequados.
ATI no Cambuí
A expectativa da prefeitura é de que em 60 dias os moradores do distrito de São Miguel do Cambuí já tenham à sua disposição uma Academia da Terceira Idade (ATI), a terceira ser inaugurada no município. A primeira foi instalada na praça Madre Rafaela Ybarra e a segunda no Conjunto Habitacional João de Barro. A ATI será implantada com recursos próprios do município. Uma quarta academia, em fase de licitação, será instalada no Conjunto Marialva 2 numa parceria da prefeitura com a Unimed. As ATIs, criadas pioneiramente em Maringá, se espalharam pelos municípios da região estimulando a prática de exercícios entre idosos e, por extensão, de pessoas que buscam uma vida mais saudável como forma de prevenir doenças.