A quarta unidade da Academia da Terceira Idade instalada no município reafirma preocupação do governo municipal com a qualidade de vida

ATI no conjunto Marialva II será inaugurada hoje

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 159 vezes


Ouvir matéria

 

 

A praça do Conjunto Habitacional Marialva II ganha hoje um importante equipamento de valorização da saúde e da vida. Trata-se da inauguração no local da quarta Academia da Terceira Idade (ATI) do município, que já funcionam no distrito de São Miguel do Cambuí, na praça Rafaela Ybarra (foto) e no Conjunto Habitacional João de Barro.
 Durante a solenidade de inauguração da ATI será assinada ordem de serviço para as obras de reurbanização da praça do Conjunto Marialva II, mais um projeto do governo municipal inserido no cronograma de melhorias da infra-esturtura urbana,que já alcançou diversos equipamentos públicos.
 
 
Estatísticas apontam que consultas médicas entre usuários freqüentes das ATIs caem em média 30%, enquanto o uso de analgésicos recua até 27%. Mas o ‘milagre’ somente ocorre com o uso adequado e constante dos aparelhos, que garante uma vida saudável. 
 
A prática de exercícios físicos é tida como indispensável para a manutenção da saúde em qualquer faixa etária, mas na terceira idade se movimentar, com a devida orientação, constitui recurso importante para prevenir diversos problemas, físicos e psicológicos.
 
A ATI é um conjunto de equipamentos desenvolvidos com base em modelo chinês, com funções projetadas especialmente para uso de pessoas da terceira idade. Cada unidade conta com dez aparelhos.  Com isso, é possível fazer exercícios para fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e promover a flexibilidade.
 
Apesar da facilidade de se exercitar nos aparelhos, seu uso é acompanhado por instrutores da área de Educação Física, considerando que cada movimento se destina a um objetivo específico. A prática cotidiana de movimentar-se contribui para afastar as pessoas dos consultórios médicos.
 
 
Antes de iniciar a prática de exercícios, os idosos passam por avaliação médica e recebem acompanhamento de monitores, no caso, professores e estagiários da área de Educação Física, o que garante os movimentos corretos para se obter os resultados esperados.
 
 

 Galeria de Fotos

 Veja Também