A quarta Academia da Terceira Idade (ATI) instalada no município foi inaugurada ontem no Conjunto Habitacional Marialva II. Outras três já funcionam no distrito de São Miguel do Cambuí, na praça Rafaela Ybarra e no Conjunto Habitacional João de Barro.
“Esses equipamentos representam importante estímulo à qualidade de vida por meio da prática freqüente de exercícios físicos, que asseguram saúde”, disse o prefeito Humberto Feltrin, cujo governo tem investido no reforço e ampliação da infra-estrutura urbana.
A solenidade de inauguração da ATI oportunizou a assinatura da ordem de serviço para implantação de projeto de reurbanização da praça do Conjunto Marialva II, que sofrerá profunda intervenção no sentido de valorizá-la como espaço de lazer e atividades comunitárias.
Aliás, o governo municipal tem feito vigorosos investimentos na reforma dos equipamentos públicos e talvez a referência mais vistosa desse trabalho seja a nova praça Francisco Silveira da Rocha, cujo perfil vai orientar a reurbanização de outros espaços no contexto urbano do município, o que inclui os distritos.
Saúde
As Academias da Terceira Idade, composta por dez equipamentos metálicos para a prática de exercícios físicos ao ar livre, tem como objetivo incentivar a prática de atividade física entre os idosos, considerando-se que a inatividade física é um dos principais fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis.
Os aparelhos permitem fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e promover a flexibilidade da maioria dos músculos do corpo. A grande vantagem é que o ritmo e a quantidade de exercícios são determinados pelo praticante. A maioria dos aparelhos usa a força e o peso da pessoa para movimentá-lo.
Estatísticas apontam que consultas médicas entre usuários freqüentes das ATIs caem em média 30%, enquanto o uso de analgésicos recua até 27%. Mas o ‘milagre’ somente ocorre com o uso adequado e constante dos aparelhos, que garante uma vida saudável.
A prática de exercícios físicos é tida como indispensável para a manutenção da saúde em qualquer faixa etária, mas na terceira idade se movimentar, com a devida orientação, constitui recurso importante para prevenir diversos problemas, físicos e psicológicos