O prefeito Humberto Feltrin recebeu ontem do representante do Sesc, Ricardo Rebolla, o troféu pela vitória no ‘Dia do Desafio’ (28 de maio). O município concorreu com a cidade colombiana de Córdoba, à qual impôs uma derrota surpreendente graças à ampla participação popular.
Enquanto em Marialva 63,64% da população de 30 mil habitantes – ou exatos 19.104 pessoas - se movimentou para engrossar a participação do município no ‘Dia do Desafio’, Córdoba registrou apenas 1,3 mil participantes - ou 6,19% da população de 21 mil habitantes da cidade.
O sucesso da iniciativa, considerando que foi a primeira vez que Marialva participou da disputa, se deve ao envolvimento de toda a comunidade. “Por meio de uma ampla divulgação, que alcançou o comércio, indústria, escolas e a comunidade em geral, o Dia do Desafio superou nossas expectativas”, conta o prefeito Humberto Feltrin.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá. No inverno de 1983 , quando a temperatura O em uma pequena cidade daquele país chegava a 20 graus negativos, o prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. .
No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante. Porém, o inverno levou à transferência da atividade para o mês de maio, início do verão no Hemisfério Norte.
Assim, o Dia do Desafio passou a realizar-se todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo - e cresce em número de cidades e em total de participantes. No Brasil, o evento foi realizado pela primeira vez em 1995 pelo Sesc de São Paulo.
A avaliação sobre o número de participantes é feita da seguinte forma: cada pessoa ou grupo de pessoas que participa do Dia do Desafio deve registrar sua participação. Em cada cidade os coordenadores estabelecem pontos estratégicos para captação dos registros e utilizam recursos como telefone, fax, e-mail...