Na última terça-feira, dia 27 de janeiro, o Prefeito Edgar Silvestre – Deca, secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Edio Akio Mituy, o presidente do Sindicato Rural Patronal, Marco Arthur Saldanha Rocha, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marialva – ACIMAR, João Márcio Sanches e Comissão de Agricultores, “Movimento Contra a Implantação do Aterro Sanitário Industrial”, foram recebidos em audiência pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná – IAP, Vitor Hugo Burko e pelo Vice Governador, Orlando Pessuti.
O encontro serviu para dirimir dúvidas em relação ao requerimento de licença prévia do Aterro Sanitário Industrial. O Prefeito Edgar Silvestre – Deca, ratificou sua posição contrária a instalação do Aterro Sanitário no Município. “Sentimos que nossa comunidade não quer que o aterro seja instalado. Nós, como governantes, temos que respeitar a vontade da maioria. Enviamos à Câmara de Vereadores projeto para criar uma lei municipal que regulamente essa questão”.
Vitor Hugo Burko, presidente do Instituto Ambiental do Paraná – IAP assegurou que vai respeitar a decisão do Município. “Antes de conceder a licença, vamos observar o que diz a lei municipal”. O representante da comissão de moradores, Milton Campana, ficou satisfeito com o resultado do encontro: “Foi melhor do que eu pensava. O presidente do IAP entendeu nossa preocupação quanto à possibilidade de instalação do aterro industrial em nossa cidade e apontou caminhos para que possamos evitar. Já reivindicamos junto ao prefeito as providências necessárias, e certamente não teremos um aterro industrial em Marialva”.