A Secretaria Municipal de Saúde de Marialva realiza hoje, terça-feira (07), às 15h, na Clínica da Mulher, a 1ª Reunião da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS). Devem participar cerca de 30 profissionais representando os diversos setores da saúde no município.
Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado "SUS que dá certo". Ela reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública.
De acordo com a secretária de Saúde, Silvia Veridiana Zamparoni Victorino, esse primeiro encontro tem como objetivo formar um grupo de trabalho para melhorar o Sistema Único de Saúde. “O HumanizaSUS tem como meta efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos”, explica.
Para a secretária, os integrantes desse grupo que será formado serão multiplicadores em seus respectivos locais de trabalho. “Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida”, ressalta.