Durante a reunião foram discutidos assuntos referentes a atribuições que cabem aos membros da Instância de Controle Social

CRAS realiza reunião com membros da instância de Controle Social do Programa Bolsa Família

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 225 vezes


Ouvir matéria

 

Nesta segunda-feira, dia 26 de Abril, o CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social promoveu uma reunião com os membros participantes da Instância de Controle Social do Programa Bolsa Família (PBF), com intuito de capacitar os membros acerca de suas atribuições quanto ao controle do Programa.

 

O Controle Social do Programa Bolsa Família consiste no acompanhamento efetivo da sociedade civil na gestão do Programa como contribuição para uma maior transparência das ações do Estado e garantia de acesso das famílias mais vulneráveis ao Programa. Esse controle é operacionalizado por meio das Instâncias de Controle Social (ICS).

A criação da Instância de Controle Social do PBF deve ser formalizada por ato do chefe do poder executivo local, no qual são indicados o conselho ou comitê que exercerá o controle social do PBF e os representantes do governo e da sociedade civil e seus respectivos suplentes, que os compõem.

 

Durante a reunião foram discutidos assuntos referentes a atribuições que cabem aos membros da Instância de Controle Social, sendo essas:

·        Acompanhamento do Programa Bolsa Família no município ou estado;

·        Auxílio na fiscalização do Programa Bolsa Família no município ou estado;

·        Apoio ao trabalho de outras políticas sociais para favorecer as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;

·        Verificação dos serviços de educação e saúde oferecidos no município;

·        Auxílio na identificação das famílias mais pobres e mais vulneráveis do município, para que sejam cadastradas e possam entrar no Bolsa Família;

·        Apoio à comunidade a participar, bem como sempre fiscalizar as atividades do Programa Bolsa Família, no município ou estado.

 

Além disso, as ICS podem trabalhar com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município para que as famílias do PBF sejam atendidas adequadamente pelo poder público.

 

“Juntos, SUAS e ICS têm a possibilidade de realizar ações que fortaleçam a família, podendo contar com a participação de grupos organizados da sociedade”, afirmou a Assistente Social, Kátia Cataline Malheiro.

 

No município de Marialva a ICS é composta pelos seguintes membros:

 

Adélia Vieira de Campos - Representante das Associações de Moradores

Dayane Suzan Cissa - Representante das APMs – Associação de Pais e Mestres do Município de Marialva.

Elizangela Regina Januário - Representante Secretaria Municipal de Educação

Kátia Cataline Malheiro - Representante Secretaria Municipal de Assistência Social /CRAS

Marlene Heidrichi da Silva Prado - Representante Conselho Municipal de Assistência Social

e Silvia Miamoto Matsumoto - Representante Secretaria Municipal de Saúde

 

Maiores Informações pelo telefone: (44) 3232 4328.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também