Para participar da aula, que tem a duração de cerca de duas horas, os alunos precisam de uma autorização prévia dos pais ou responsáveis

Prefeitura desenvolve projeto de orientação sexual nas escolas

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 203 vezes


Ouvir matéria

O Governo Municipal de Marialva, através da Secretaria de Educação e Cultura, está desenvolvendo com alunos das 4ªs séries iniciais do ensino fundamental o projeto de orientação sexual. Os Psicólogos Igor Yoshio Shimono e Larissa Viel dos Santos, coordenadores do projeto, desde o início do ano, tem ministrado aulas com temas polêmicos, como, mudanças corporais, gêneros sexuais, gestação, parto, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros. Igor orienta os alunos do sexo masculino e Larissa, do sexo feminino.

O projeto foi criado mediante solicitação de alguns professores da Escola Municipal Dr. Milton Tavares Paes, que sentiam a necessidade de promover a discussão dos temas entre os alunos.

Além da Escola Dr. Milton, o projeto já foi desenvolvido na Escola Municipal Guiti Sato e Escola Municipal Maria dos Santos Severino. As demais escolas serão atendidas em breve.

Para participar da aula, que tem a duração de cerca de duas horas, os alunos precisam de uma autorização prévia dos pais ou responsáveis.

De acordo com a Psicóloga Larissa Viel dos Santos, um número pequeno de pais se recusa a autorizar a participação dos filhos na aula. “A grande maioria compreende que a discussão é saudável e que contribuirá com o desenvolvimento dos seus filhos. Os participantes também têm gostado do projeto. Temos feito as aulas por turma, pois, dessa forma, os alunos sentem uma liberdade maior para fazer perguntas e tirar todas as dúvidas. Eles ficam fascinados”, disse.

 

O projeto

A puberdade e consequentemente a adolescência apresentam um risco de grau variável principalmente no que envolve a sexualidade. Para nos atentar a isto basta uma rápida reflexão sobre as conseqüências de uma gravidez precoce, do aborto, das doenças sexualmente transmissíveis e os abusos sexuais.

Diante disto, verificou-se a necessidade de promover a sexualidade de uma forma clara, objetiva e consciente sendo elaborada através de uma orientação Sexual. Desta forma, a escola se mostra o lugar mais adequado para o trabalho em questão, já que a demanda surgiu nela, e também por seu caráter pedagógico.

Nosso principal objetivo com este trabalho é orientar os alunos das Escolas Municipais de Marialva sobre os assuntos referentes à sexualidade para que possam desenvolver uma vida sexual saudável. E para que esta orientação venha de encontro as reais dúvidas e interesses dos alunos, baseamos nosso material de trabalho em perguntas previamente feitas pelos mesmos e também acrescentamos temas que julgamos serem importantes para ajudá-los a desenvolver a responsabilidade com relação a sexualidade.

Maiores informações: (44) 3232 8354.

 Galeria de Fotos

 Veja Também