Os desafios do mercado de trabalho, cada vez mais exigente quanto a qualificação, são temas do ciclo de palestras organizado pela Agência do Trabalhador de Marialva e o Senac de Maringá. O ciclo, que se encerrou ontem, reúniu mais de uma centena de jovens interessados em aprender mais sobre as demandas das empresas.
Empregabilidade é palavra se popularizou há pouco tempo, junto com o crescimento das exigências do mercado de trabalho com relação à mão-de-obra, e significa a capacidade do profissional se adequar à esse ambiente cada vez mais competitivo. Para isso, é necessária qualificação continuada na atividade exercida.
O ciclo de palestras ‘Empregabilidade: Exigências Profissionais x Mercado de Trabalho’, realizado desde segunda, 23, na Casa da Cultura das 14 às 18 horas discute esses e muitos outros aspectos. “A falta de qualificação ainda é o obstáculo mais comum que mantém muitos jovens fora do mercado de trabalho”, diz a gerente da Agência do Trabalhador, Edna Gonçalves.
O objetivo do encontro é ‘promover o desenvolvimento da empregabilidade dos participantes que estejam buscando a sua inserção ou reinserção profissional por meio de informações relativas ao atual contexto do mundo do trabalho às competências pessoais e profissionais requeridas’. Em síntese, é preparar o profissional para o mercado de trabalho.
As palestras, didáticas, enfatizam aspectos como motivação para o trabalho, empreendedorismo, elaboração de currículo, como comportar-se numa entrevista, responder a um anúncio de jornal, relação interpessoal com a equipe de trabalho, competências pessoais e profissionais e diversos outros assuntos importantes.
Segundo Edna Gonçalves, estar atento às transformações que se processam no mercado de trabalho e se qualificar sempre são condições indispensáveis para a empregabilidade. “As empresas estão cada vez mais exigentes com relação à profissionalização e sem um bom nível de informação com relação à atividade pretendida empregar-se fica difícil”, acrescenta.