Pelo segundo ano consecutivo, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, entregou a professores, diretores e orientadores da rede de ensino fundamental o prêmio Paulo Freire. A avaliação dos candidatos ao prêmio foi feita por equipe de docentes com base em um conjunto de critérios.
O prêmio expressa reconhecimento da administração com os profissionais de educação que excedem as exigências de suas atividades, levando suas atribuições além do que pede o conteúdo programático para tornar as aulas mais atrativas e eficientes para os estudantes.
O evento, realizado na Casa da Cultura, reuniu cerca de duzentas pessoas numa noite marcada pela emoção. O clima de confraternização se impôs sobre a expectativa da conquista do prêmio e, em meio a sorrisos, abraços e lágrimas de felicidade, a noite transcorreu como se esperava: repleta de alegria.
A secretária de Educação, Cleonice Polessi Bosquini, não conteve a emoção e com palavras que calaram fundo em cada um dos presentes reafirmou os compromissos do governo municipal com uma educação de qualidade e agradeceu ao prefeito Humberto Feltrin pela oportunidade de gerenciar pasta tão importante.
O prefeito Humberto Feltrin destacou a importância do prêmio no contexto da valorização do corpo docente e técnico do município e enalteceu o trabalho desenvolvido pela secretária. “ Essa é um a noite especial onde se premia não apenas professores e técnicos, mas sim a educação”, disse o prefeito.
“A iniciativa busca estimular a criatividade dos professores no sentido de que busquem avançar além do conteúdo programático, por meio de atividades que estimulem o aprendizado e o interesse dos estudantes em sala de aula”, explica a secretária de Educação, Cleonice Polessi Boschini. O evento será realizado a partir das 19h30 na Casa da Cultura com a participação de mais de 200 profissionais da área de educação.
O nome do prêmio evoca uma das mais ilustres autoridades brasileiras da educação. O pernambucano Paulo Freire morreu em 1997 aos 76 anos Embora suas idéias e práticas tenham sido objeto de críticas, é inegável a sua grande contribuição em favor da educação popular. Entre suas principais obras destacam-se Educação como Prática de Liberdade, Vivendo e Aprendendo, A importância do ato de ler.
“Vivemos em uma sociedade dividida em classes, sendo que os privilégios de uns impedem que a maioria usufrua dos bens produzidos e coloca como um desses bens produzidos e necessários para concretizar a vocação humana de ser mais a educação, da qual é excluída grande parte da população”, dizia Paulo Freire, cuja inclinação socialista lhe criou muitos problemas.