Conhecida como a maior produtora de uva fina de mesa, Marialva finaliza sua colheita da safra normal 2008 com uma produção de alta qualidade

Viticultores de Marialva já colheram 95% da safra normal 2008

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 204 vezes


Ouvir matéria

Com uma área de 1.450 hectares cultivada com uva, Marialva responde por 50% das 103 mil toneladas da fruta que são colhidas no Paraná. São comercializadas as seguintes variedades: rubi, itália, brasil e benitaka. Cerca de 95% da safra normal 2008 já foi colhida. Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Edio Akio Mituy: “O clima foi favorável ao desenvolvimento da cultura. A safra foi de excelente qualidade, a uva está graúda e muito doce”, disse o Secretário.

A doçura e a qualidade da uva fina de mesa produzida em Marialva são exigências de uma Lei Municipal (Portaria 1.027/05). Através da Portaria, ficou determinado à Vigilância Sanitária, ao técnico da Secretaria de Agricultura e EMATER – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, fiscalizarem parreirais, barracões e centros de comercialização para evitar que alguns produtores comercializem suas uvas fora dos padrões de qualidade e acabem prejudicando toda a cadeia produtiva da uva fina de mesa.

O produto com teor abaixo de 13 graus brix, é considerado fora do padrão de qualidade, apreendido e descartado. O brix é a forma de medir a doçura das frutas. Os produtores já compreenderam a importância da fiscalização e aprovam a medida.

A cidade de Marialva é a “Capital da Uva Fina” do Paraná. A atividade conta com 750 produtores, 6 mil pessoas empregadas e corresponde à 50% da receita agrícola do município. Ela abastece os mercados paranaenses, mineiros e paulistas. A receita de Marialva são R$ 60 milhões por ano em duas safras, com uma produção de 45 mil toneladas. Nessa safra, a uva foi comercializada a um preço médio de R$ 1,60, o quilo.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também