Produtores rurais do município de Flores da Cunha, Rio Grande do Sul, visitaram Marialva nesta quinta-feira (07). Eles foram recebidos pelo prefeito Edgar Silvestre, o Deca, e secretário Municipal de Agricultura, Edio Akio Mituy.
Durante o encontro, Deca apresentou rapidamente um resumo da “Capital da Uva”, citou números da produção e mostrou-se contente com a visita.
Depois da conversa, o secretário de Agricultura levou a comitiva para conhecer algumas propriedades do município e mostrar como é feito o cultivo da uva fina de mesa em Marialva.
Flores da Cunha é o maior produtor de vinho e o segundo produtor de uva do Brasil. O município possui 180 vinícolas responsáveis por cerca de 90 milhões de garrafas de vinho por ano.
Segundo a técnica Agrícola da Secretaria de Agricultura de Flores da Cunha, o objetivo da visita à Marialva é conhecer a produção da uva fina de mesa para poder introduzir mais essa variedade no município.
Por ser considerada a “Capital da Uva Fina” no Estado, Marialva recebe, constantemente, visitas de outros municípios. O titulo se justifica em números: a uva ocupa 1.500 hectares no município. Cerca de 750 produtores estão nesta atividade, que emprega 6 mil pessoas direta e indiretamente, o que representa 50% da receita agrícola de Marialva. A uva produzida aqui é de grande qualidade e abastece boa parte do mercado brasileiro, em especial as regiões sul, sudeste e centro oeste.