Uma homenagem do Governo Municipal de Marialva

20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 203 vezes


Ouvir matéria

 

Nesta data tão importante, o Governo Municipal de Marialva presta uma singela homenagem a toda a comunidade negra, que com sua luta e trabalho, vem conseguindo garantir sua participação na sociedade. Sabemos que ainda há muito a se fazer, mas com a união e o respeito do nosso povo marialvense, certamente estaremos contribuindo para a construção de um mundo melhor, com harmonia entre os seres humanos.
 __________________________________________________________________________________________________
Esta data foi estabelecida pelo projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
 
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
 
Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
 
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

 Galeria de Fotos

 Veja Também