Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Última Modificação: // | Visualizada 201 vezes
Ouvir matéria
O Governo Municipal de Marialva, através da Secretaria de Saúde, deu início na tarde de ontem, 18 de outubro, ao Grupo anti-tabagismo. O programa, voltado a todos os interessados, independente de faixa etária, visa colaborar para que os fumantes participantes deixem o vício. A iniciativa conta com o acompanhamento de profissionais da saúde, como médico, psicológico, enfermeiro e farmacêutico.
“A duração do tratamento é de um ano. Nesse primeiro mês as reuniões acontecerão uma vez por semana. Após esse período serão realizadas duas reuniões quinzenais. A partir do terceiro mês, uma reunião a cada 30 dias (até completar um ano). Lembrando que o programa é totalmente gratuito e todos os métodos utilizados e conteúdos apresentados são baseados em materiais do INCA – Instituto Nacional de Câncer”, afirmou a Enfermeira Márcia Hassegawa.
A Senhora Ivani Marques, 69 anos, participante do Grupo, afirmou estar confiante e pretende deixar o cigarro o mais rápido possível. “Eu seu que não vai ser fácil! Mas tenho muita fé e força de vontade. Vou me esforçar ao máximo para me livrar, de vez, desse péssimo vício”, disse.
Os pacientes interessados em participar do Grupo devem procurar a Clínica da Mulher, que está localizada à Rua João Morais da Silva s/nº, Conjunto Marialva II e agendar o horário para uma entrevista. Maiores informações também estão disponíveis através do telefone: (44) 3232 2135.
O trabalho é coordenado pelo Dr. Everaldo, Farmacêutica Lílian, Enfermeira Márcia e Psicóloga Daiane.
Importante
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa evitável de morte.
Você provavelmente conhece os malefícios à saúde causados pelo uso dos derivados do tabaco. Lembre-se de que não é apenas o câncer de pulmão, mas vários outros cânceres, além de enfisema, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral e envelhecimento prematuro da pele, que são também causados ou agravados pelo tabagismo, entre inúmeras outras doenças.
Maiores informações: (44) 3232 8354.