Este site ultiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para
melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Você aceita
a politica de privacidade?
Marialva sediou etapa do polo de Piscicultura da Região Noroeste do Paraná
Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Última Modificação: // | Visualizada 300 vezes
Ouvir matéria
Na manhã da última quarta-feira, 11 de setembro, no auditório da Câmara Municipal de Marialva, foi realizada mais uma etapa do projeto de formação do polo de piscicultura da região noroeste do Paraná. Diversas autoridades estiveram presentes, dentre elas, o prefeito de Marialva e presidente da AMUSEP ? Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, Edgar Silvestre ? Deca.
O objetivo do movimento é fomentar o aumento da produção e comercialização de tilápias na região. De acordo com técnicos do setor, a demanda de pescado no Brasil e no mundo é crescente; possui alto potencial de consumo; o cultivo de peixe por hectare produz mais do que qualquer outro animal; e o Brasil é o único país capaz de produzir o alimento de origem aquática de que o mundo precisará nos próximos 30 anos.
Dentre os resultados esperados, destacou-se: geração de emprego e renda; fixação da população na área rural; alimento com proteína de alta qualidade; segurança alimentar e nutricional da população; e a implantação de frigorífico de pescado na região.
O projeto obedece as seguintes etapas: Estruturação do programa; sensibilização e apresentação da proposta; sondagem técnica inicial; apresentação de resultados; articulação e aproximação dos órgãos ambientais e instituições financeiras.
Após a avaliação técnica no local, espera-se congregar 200 novos empreendedores para a produção de cerca de 1.200 toneladas de tilápia anualmente, além de fomentar a produção de peixe em no mínimo 120 hectares de lâmina d`água.
Informações sobre a visita técnica, na secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através do telefone (44) 3232 4443.
O projeto de formação do polo de piscicultura da região noroeste do Paraná é uma realização da AMUSEP, Região Metropolitana de Maringá, EMATER, Esep Aqua Ambiental, Norpeixe, CODEM - Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, e Governo do Estado do Paraná.