Este site ultiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para
melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Você aceita
a politica de privacidade?
Irmã Rosa Celeste Hamilton será homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Última Modificação: // | Visualizada 646 vezes
Ouvir matéria
A querida Irmã Rosa Celeste Hamilton será homenageada na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, nesta segunda-feira, 09 de março de 2015, dentre 54 mulheres paranaenses.
Irmã Rosa é um dos destaques principais pelo seu trabalho em prol das pessoas carentes, desenvolvido no Centro Social Comunitário Madre Rafaela Ybarra, em Marialva.
História
Irmã Rosa Celeste Hamilton nasceu na cidade de Santo Domingo, República Dominicana, no dia 24 de agosto de 1933. Ainda naquele país, conheceu a Congregação dos Santos Anjos Custódios que despertou o seu interesse à respeito dos trabalhos sociais realizados. Chegou ao Brasil em 12 de fevereiro de 1960, na cidade do Rio de Janeiro, na casa de formação localizada no bairro de Santa Tereza, onde trabalhou com crianças e adolescentes da FUNABEM.
Em 1980, foi transferida para Marialva, para cuidar de crianças e adolescentes do internato da congregação Santos Anjos Custódios. As religiosas da congregação não conheciam a triste realidade das periferias da cidade e foram convidadas pelos moradores da Vila Brasil para prepararem crianças para seu batismo e primeira comunhão, e para os adultos a regularização do casamento. Como não tinha um local para realizar este trabalho, conseguiram a colaboração de uma escola que cedeu o espaço, para evangelização dos moradores da Vila Brasil.
Durante a evangelização das crianças, as catequistas notaram que elas saiam a todo momento da sala para beber água, e quanto questionados o motivo disseram: "vamos beber água porque temos fome". E naquele momento surgiu a ideia de vir à Vila Brasil para ajudar as famílias que ali moravam. Irmã Pilar, superior maior da congregação, veio à cidade para fazer uma visita, e quando viu a situação das crianças da Vila Brasil, pediu para que estes fossem acolhidos em um local para se alimentar e tomar banho.
Com isso foi construído o primeiro pavilhão do Centro Social Comunitário Madre Rafaela Ybarra, que atendia e atende até hoje as necessidades dessas crianças e adolescentes carentes do município de Marialva. Irmã Rosa, com seus 81 anos de vida, está há 55 anos no Brasil e 35 anos coordenando o Centro Social Comunitário, se torna uma pessoa que contribuiu incontavelmente para a criação e sobrevivência de diversas crianças, adolescentes e famílias carentes do município de Marialva.