Este site ultiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para
melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Você aceita
a politica de privacidade?
Vacinação contra a Inflluenza começa nessa segunda-feira (04)
Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Última Modificação: // | Visualizada 205 vezes
Ouvir matéria
A secretaria de Saúde de Marialva inicia nessa segunda-feira (4), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que prossegue até o dia 22 de maio, das 8 às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde e no Pronto Atendimento Municipal. No dia 9 de maio, sábado, será o Dia de Mobilização Nacional da campanha, com todas as Unidades atendendo das 8h às 17h.
Essa será a 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, e devem ser vacinadas todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mães com filhos de até 45 dias de idade, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas e indígenas.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para a campanha é imunizar pelo menos 80% do público-alvo.
Grupos
Todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos que receberam uma ou duas doses da vacina da influenza sazonal em 2014, devem receber apenas uma dose em 2015. Também deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de 5 anos a menores de 9 anos com comorbidade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.
As gestantes devem ser vacinadas em qualquer idade gestacional. Para este grupo não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente para a vacinação que a própria mulher afirme o seu estado de gravidez. A vacinação de gestantes contra a influenza é segura em qualquer idade gestacional.
No caso das puérperas, serão vacinadas todas as mulheres no período até 45 dias após o parto. Para isso, deverão apresentar qualquer documento durante o período de vacinação (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros). Portanto, deverão ser vacinadas todas as mulheres que ganharam bebê a partir de 20 de março.
Os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, também tem direito à imunização.
No caso dos idosos vão receber a vacina os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Quanto aos indígenas a vacinação será indiscriminada para toda população, a partir dos seis meses de idade. Para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais com idade de 5 a 59 anos (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas), a vacinação contra influenza mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
A recomendação da secretaria de Saúde para as pessoas com direito à vacina é procurar a Unidade Básica de referência para o bairro onde mora dentro do período da campanha.
O secretário de Saúde de Marialva, Luiz Carlos Stéfano, adianta que a vacina tem um período para iniciar a proteção, e a imunização agora vai proteger a pessoa no início do inverno, quando as temperaturas estarão mais baixas e a circulação do vírus maior.