Sexta-feira, 28 de setembro de 2018
Última Modificação: 28/09/2018 08:45:56 | Visualizada 3741 vezes
Em menos de três meses, cabines já receberam aproximadamente 100kg de medicamentos vencidos ou em desuso
Ouvir matéria
Faz menos de três meses que a Prefeitura de Marialva, por meio de sua Secretaria de Saúde, disponibilizou cabines de medicamentos em pontos estratégicos da cidade, e já é possível perceber o sucesso da iniciativa. De lá para cá, foram descartados já aproximadamente 100kg de fármacos vencidos ou em desuso.
Com isso, Marialva se tornou referência na região. "Fui procurado por secretários de Saúde de outros municípios para contar como estamos fazendo esse projeto, para que seja implantado também em outras cidades", contou o nosso secretário de Saúde, José Orlando Villa. "A quantidade coletada mostra a consciência da população marialvense quanto à problemática da poluição química da água e do solo por esse tipo de rejeito", acrescentou.
Os remédios são caracterizados como resíduos químicos e estes podem apresentar riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Vários estudos, conduzidos nos âmbitos nacional e internacional, têm comprovado que os atuais processos de tratamento de água e efluentes não conseguem eliminar todos os resquícios de medicamentos presentes, o que tem sido um desafio para as unidades de tratamento. Impurezas dessa classe no solo também já têm sido estudadas, além de alterações na fauna, decorrentes desta contaminação.
A estratégia mais discutida para a redução dessa espécie de degradação do meio ambiente é o correto e consciente descarte das sobras dos remédios, havendo necessidade de uma ação conjunta da população e dos setores público e privado, o que vem sendo realizado em Marialva.
"Os fármacos descartados nas cabines são encaminhados ao descarte adequado e tratados por empresa especializada neste tipo de resíduo, garantindo a sustentabilidade", comentou o prefeito Victor Martini, ressaltando a boa adesão da população à iniciativa. "Desta forma, seja consciente e participe você também deste trabalho: não descarte medicações vencidas ou em desuso em lixo comum, leve até um ponto de coleta para destinação adequada", concluiu.
As cabines para descarte estão disponíveis nos seguintes locais:
Fonte: Assessoria de Comunicação
Desfile promove a escolha do Rei e Rainha da Melhor Idade 2024
Alunos do 5º ano das Escolas de Marialva se formam no Proerd 2024