Sexta-feira, 28 de setembro de 2018
Última Modificação: 04/10/2018 16:49:18 | Visualizada 649 vezes
LIRAa foi divulgado em reunião de Comitê de Combate à Dengue, que tratou das ações e resultados obtidos com o trabalho de combate à doença
Ouvir matéria
A Saúde de Marialva pode comemorar: o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) foi de apenas 0,5%. O índice é referente ao período dos últimos 60 dias, e é considerado baixo. Para se ter ideia, o Ministério da Saúde considera satisfatórios os percentuais abaixo de 1%.
O LIRAa do município foi divulgado em reunião realizada na Câmara Municipal, nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, pelo Comitê de Combate à Dengue da cidade, com participantes representando a Defesa Civil, as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), a Associação Comercial e Industrial de Marialva (Acimar), a Vigilância Sanitária, a Prefeitura, entre outros envolvidos.
O Comitê se reúne bimestralmente, num encontro de matriciamento, no qual são compartilhadas as ações tomadas no período por todos os responsáveis pelo Controle de Endemias e Vigilância Sanitária, bem como os resultados dessas ações.
O secretário de Saúde, José Orlando Villa, comemorou o resultado. “A população está consciente, não mantendo recipientes com água parada, e as equipes das agências de endemias também estão de parabéns por seu excelente trabalho”, comentou.
Esse não é o único bom resultado da cidade: desde o início do ano, apenas um caso da doença foi confirmado em Marialva. Apesar disso, o trabalho continua. Na última quarta-feira, dia 26 de setembro, por exemplo, Agentes de Endemia do município saíram às ruas em campanha pela prevenção da dengue, conscientizando a população sobre a necessidade de combater os focos de reprodução do mosquito transmissor, que também transmite o Zika Vírus e a Febre Chikungunya.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Boletim semanal da dengue fecha com 25 confirmados desde o início do período
Idosos precisam fazer a atualização cadastral para continuar participando do grupo da Melhor Idade
Autoridade se reúnem para traçar plano conjunto de combate à dengue