Terça-feira, 02 de outubro de 2018
Última Modificação: 10/10/2018 21:16:33 | Visualizada 979 vezes
Neste mês, as marialvenses terão mais vagas para a coleta de preventivo do colo do útero e o exame clínico das mamas
Ouvir matéria
O Outubro Rosa, nascido nos EUA em 1997 e com alcances no mundo todo, já se consolidou no Brasil como uma grande e efetiva campanha de conscientização sobre a prevenção aos cânceres de mama e de colo do útero. Neste ano, em Marialva, as ações já se iniciam neste dia 3, quando – junto com outras datas – serão disponibilizados horários extras para exames.
Nas datas programadas (veja cronograma abaixo), as mulheres terão o horários especiais para comparecerem às unidades de saúde e realizarem a coleta do preventivo de câncer de colo do útero, o exame clínico das mamas e a solicitação de mamografia (fique por dentro, abaixo, do público-alvo de cada um desses procedimentos).
Objetivos
O horário normal (das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h) continua valendo. O objetivo da disponibilidade extra é atender as mulheres que trabalham. Durante os outros meses do ano, já existem horários fora do comercial para o atendimento desse público, mas cada unidade tem apenas uma data no mês para isto ocorrer, abrindo 12 vagas.
Para se ter uma ideia, esses novos horários abertos pelo Outubro Rosa em Marialva estão concedendo à população 336 novas vagas para esses procedimentos ao longo do mês, que serão preenchidas por ordem de chegada em cada dia programado. Além disso, quem fizer os exames (independentemente do horário) receberá um nécessaire de brinde!
“O exame preventivo e o exame clínico de mamas são importantes e servem para a detecção precoce de doenças, facilitando o diagnóstico e o tratamento. Também é importante lembrar que estes serviços são oferecidos pelas unidades de saúde durante todo o ano”, afirma o secretário de Saúde do município, José Orlando Villa.
Público-alvo
O público prioritário indicado para os procedimentos são os seguintes:
Sempre é bom lembrar que o público prioritário não impede que mulheres em outras faixas etárias também realizem os procedimentos.
Confira o cronograma dos horários especiais em cada unidade:
Fonte: Assessoria de Comunicação