Terça-feira, 21 de janeiro de 2020
Última Modificação: 21/01/2020 15:55:50 | Visualizada 913 vezes
Programa de Apoio Direto à Inovação pode promover um salto na produção de frutas, legumes e verduras de Marialva
Ouvir matéria
A visita de Marcos André Collet, do Sebrae, ao Paço Municipal, nesta semana, não foi mais uma reunião comum do prefeito Victor Martini. Acompanhado do chefe de Gabinete, Marcelo Siena, e dos secretários Fernando Arco Verde (Agricultura) e Ideuber Celeste (Indústria e Comércio), o mandatário municipal ouviu a apresentação de um projeto para lá de inovador: o Programa de Apoio Direto à Inovação (PADI).
“Um investimento em melhores técnicas de produção resulta numa melhor competitividade dos nossos produtos, então sempre são válidas ideias promissoras como esta”, comentou o prefeito Victor Martini.
Participaram também da reunião o coordenador estadual de Fruticultura da Emater, Eduardo Augusto dos Santos, o técnico Ailton Rojas Poppi, da Emater Marialva, e representantes da Comafrut, Ronaldo Takayuki Komegae e Nelson Ricieri (presidente da entidade).
O projeto
“Queremos promover uma melhor integração entre a oferta e a demanda por Frutas, Legumes e Verduras (FLV), por meio da melhoria da qualidade e, consequentemente, o aumento da competitividade da cadeia produtiva de FLV”, explicou Marcos André Collet, do Sebrae.
O objetivo é ampliar a capacidade dos processos produtivos por meio da incorporação de novas tecnologias, relacionadas ao ambiente de gestão e/ou à produção.
O PADI já vem sendo desenvolvido em alguns municípios da Região Metropolitana de Curitiba, com bons resultados. “Uma das ideias é a identificação de gargalos tecnológicos do setor de FLV e a proposição de tecnologias para superá-los”, acrescentou Collet.
Nos municípios onde foi implantado, o projeto conta com apoio do poder público local, da iniciativa privada, da Emater e do Sebrae, parceiro fundamental, de onde vem o suporte tecnológico para o desenvolvimento e operacionalização do PADI.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva