Bombeiro Comunitário

Prefeitura de Marialva investe em comunicação digital para Bombeiros Comunitários

Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Última Modificação: 03/03/2020 16:01:11 | Visualizada 540 vezes

Agora o Posto de Bombeiro Comunitário (PBC) de Marialva conta com sistema digital de rádio comunicador


Ouvir matéria

O Posto de Bombeiro Comunitário de Marialva agora está equipado com o que há de mais moderno em comunicação via rádio digital. Com a instalação desse sistema pela Prefeitura de Marialva, a unidade local fica com acesso direto às unidades de Maringá, Sarandi e ao Samu.

Outra vantagem desse novo comunicador é que os contatos não dependem mais de sinal de celular, o que inviabilizava a comunicação em determinadas áreas do município, como por exemplo a área rural. Para a instalação do comunicador digital, foram investidos 80 mil reais.

“Com esse sistema ganhamos mais qualidade e agilidade na comunicação, facilitando o trabalho das equipes”, afirmou o gestor do Posto de Marialva, soldado Kerlon.

De acordo com o comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, em Maringá, Major Adriano Azevedo, o PBC local é um dos mais bem equipados do Estado, proporcionando mais segurança e bom atendimento à população.

 

Atendimentos

O Programa Bombeiro Comunitário foi criado no Paraná em 2004, por determinação do Governo do Estado, para atender aos municípios que não têm a presença do Corpo de Bombeiros Militar. Apenas em maio de 2010, foi inaugurado o Posto de Bombeiro Comunitário de Marialva, contando com nove agentes da Defesa Civil, sendo que – naquele ano – foram registradas 121 ocorrências.

Hoje, Marialva conta com 12 Bombeiros, e o número de ocorrências registradas em 2019 foi de 728 situações, de diversas ordens, como atendimentos com o caminhão no combate a incêndios, salvamento veicular, busca e salvamentos de animais e atendimentos pré-hospitalares.

Fonte: Comunicação

 Galeria de Fotos

 Veja Também