Quinta-feira, 28 de janeiro de 2021
Última Modificação: 28/01/2021 15:48:36 | Visualizada 930 vezes
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná é uma fusão de vários órgãos, como Emater, Iapar, Codapar e CPRA
Ouvir matéria
A reunião desta quarta-feira, 27 de janeiro, entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Prefeitura de Marialva, foi realizada com a presença das equipes regional e municipal do IDR, encabeçadas pelo gerente regional, Edson Diogo de Almeida, que também é engenheiro agrônomo. O IDR-Paraná é uma fusão de vários órgãos, como Emater, Iapar, Codapar e CPRA, e tem como função levar inovação e desenvolvimento para o campo.
Na ocasião, Almeida fez considerações sobre a nova estrutura do IDR e principalmente sobre a efetivação do Plano de Trabalho para realização de parceria entre IDR e Prefeitura. Este plano aborda ações para promoção do desenvolvimento rural nos próximos quatro anos, contemplando – entre outras – a cessão do engenheiro agrônomo Fabianderson José Baio de Souza, originalmente servidor municipal, para o IDR Marialva, que continuará prestando assessoria a produtores principalmente na área de grãos, por meio da extensão rural.
Na reunião, estavam também presentes o prefeito Victor Martini, os secretários Fernando Arco-Verde (Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente) e Cláudio Virgentin (Administração), além de outros membros da equipe do IDR: Egberto Zulian (coordenador administrativo), Pedro Cecere Filho (coordenador de lavouras), ambos também da Regional de Maringá, e Silvia Capelari e Ailton Rojas Poppi, estes sendo extensionistas rurais da agência de Marialva.
Ferrugem Asiática
Na oportunidade, foi entregue um microscópio para a agência de Marialva do IDR, fruto de um convênio entre a SEAB e a Prefeitura. O equipamento irá subsidiar o trabalho de monitoramento da Ferrugem Asiática da soja no município, onde temos dois coletores. Antes, o trabalho de leitura estava sendo realizado em Maringá, o que agora não será mais necessário, agilizando assim o processo, sem contar a economia de recursos.
Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Grãos Sustentáveis, que monitora a Ferrugem Asiática no Paraná, e aqui para saber mais sobre o trabalho realizado para conter esta e outras pragas e doenças da soja (manejo integrado de pragas e de doenças). Já aqui, você encontra o mapa da Ferrugem da Soja no Paraná.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva