Segunda-feira, 26 de abril de 2021
Última Modificação: 26/04/2021 16:54:46 | Visualizada 958 vezes
Reforma e ampliação do Pronto Atendimento do Centro vai preparar o local para receber novamente todos os atendimentos de urgência e emergência; estrutura do Eldorado será hospital
Ouvir matéria
Após ter que adiar o projeto de reforma do Pronto Atendimento do Centro devido ao aumento da ocupação de leitos hospitalares na região, a Secretaria Municipal de Saúde pode agora retomar o planejamento. Com isso, o sonho de Marialva voltar a ter um hospital está cada vez mais próximo. A ideia é reformar e ampliar o Pronto Atendimento do Centro para que todos os atendimentos de urgência e emergência voltem a ser ali, enquanto que a estrutura do Jd. Eldorado será utilizada para o projeto do hospital.
"Com a necessidade imposta pela pandemia de termos dois Pronto Atendimentos separados, devido ao risco de contágio da Covid-19, tivemos que adiar este projeto", explicou o secretário municipal de Saúde, José Orlando Villa. "Mas, com o tempo e a experiência com o coronavírus, criamos um fluxo que será possível atender com eficiência e segurança todos os casos de urgência e emergência, Covid ou não, no Jd. Eldorado, permitindo assim a reforma e ampliação da estrutura do Centro", acrescentou.
Desta forma, o Pronto Atendimento do Centro será fechado já neste sábado, dia 1º de maio, às 7h da manhã, e todos os atendimentos de urgência e emergência serão, a partir daí, no Jd. Eldorado até o final das obras do Centro. O fluxo será o seguinte: os pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 continuam entrando pela recepção 2 (nos fundos), e as demais urgências e emergências pela recepção 1 (na frente - Av. Mário Gallo, 848). "Importante ressaltar que tanto os pacientes quanto as equipes Covid e não-Covid permanecerão sempre separados, tanto nas recepções, quanto depois no atendimento em si", completou o secretário.
Reforma e Ampliação do PA do Centro
Serão investidos mais de R$ 1,3 milhão nas obras do Pronto Atendimento do Centro. Cerca de 850m² de área construída serão reformados, redimensionando os cômodos e realizando outros ajustes. Aproximadamente 190m² de área construída serão demolidos. Com isso, será possível, ainda, com o espaço disponível no terreno, uma ampliação de pouco mais de 280m², que se somam ao restante da estrutura.
Após o término da obra, o Pronto Atendimento com todos os tipos de atendimento de urgência e emergência voltará a ser no Centro, e a estrutura do Jd. Eldorado receberá o hospital. "Esta é uma grande vontade, e necessidade, do povo marialvense, e estamos fazendo todo o possível para concretizar este sonho!", comentou o prefeito Victor Martini.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva