Quarta-feira, 27 de outubro de 2021
Última Modificação: 27/10/2021 15:19:36 | Visualizada 261 vezes
O objetivo é conscientizar que é importante saber que é possível evitar o ato extremo.
Ouvir matéria
Colaboradores das Unidades Básicas de Saúde participaram de uma capacitação para ajudar a identificar situações em que os pacientes possam apresentar sinais de pensamentos suicidas.
Embora o tema gere desconforto para alguns, é importante falar sobre, uma vez que o número de pessoas que já pensaram em suicídio é bem maior do que se imagina. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.
A equipe médica já havia passado por esse curso e agora a secretaria de Saúde de Marialva resolveu estender a todos os Atendentes, Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam nas UBS.
O objetivo é aumentar ainda mais os conhecimentos dos servidores e capacitá-los a ajudar as pessoas que estão passando por situações que levam a pensamentos suicidas.
O treinamento teve a coordenação do CAPS Marialva e foi ministrado pela psicóloga Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi. Ela é especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar e em Saúde Mental na Atenção Primária. Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP). Doutoranda em Psicologia (UEM). Idealizadora e fundadora do Comitê de Prevenção e Posvenção do Suicídio da Secretaria de Saúde de Maringá.
Fonte: Comunicação
Marialva recebe Selo Ouro no índice que mede a transparência pública