Segunda-feira, 17 de julho de 2023
Última Modificação: 17/07/2023 15:22:59 | Visualizada 182 vezes
A capacitação foi híbrida (parte EAD e parte presencial) e durou aproximadamente 11 meses
Ouvir matéria
O Ministério da Saúde, por meio do programa "Saúde com Agente", ofereceu pela primeira vez um curso técnico, de 11 meses, voltado a Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). O objetivo foi capacitar estes profissionais a ofertarem um serviço ainda melhor à população. Na sexta-feira, dia 14 de julho, foi realizada a aula de encerramento para os agentes inscritos de Marialva.
"No caso dos ACS, por exemplo, os agentes que realizaram o curso agora podem aferir pressão, oxigênio e glicemia", explica o secretário de Saúde de Marialva, José Orlando Villa, enfatizando a comodidade que agora têm os pacientes destes agentes que fizeram a capacitação.
"O curso veio do Ministério da Saúde, e o município prontamente aderiu, e teve uma parte EAD e uma parte presencial; nesta primeira etapa, participaram 19 agentes, sendo 10 ACS e 9 ACE, das UBS Vila Antônio e Jd. Shenandohá", conta a enfermeira Patrícia Hernandes, que – além de coordenar o Setor de Imunizações do município – foi uma das tutoras do curso.
"A capacitação é extremamente importante para todos os serviços ofertados pelas Unidades Básicas de Saúde por meio dos agentes", lembrou a gerente de Atenção Básica do município, Samile Bonfim.
Os agentes de saúde e de endemias do município que ainda não fizeram o curso devem aguardar a abertura de novo edital para próximas turmas, podendo entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para se manterem informados. O Programa Saúde com Agente é uma parceria do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Saúde de Marialva cria escala especial de vacinação contra a febre amarela