Quinta-feira, 04 de janeiro de 2024
Última Modificação: 04/01/2024 11:26:30 | Visualizada 212 vezes
A ação faz parte do Projeto de Recuperação e Proteção de Nascentes de Água no Município de Marialva, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia
Ouvir matéria
Você já sabe que o município de Marialva está credenciando produtores rurais que possuam nascentes em suas propriedades e que tenham interesse em fazer a recuperação das mesmas. A boa notícia é que, se você não registrou seu interesse, ainda dá tempo, porque as inscrições foram prorrogadas para 19 de janeiro. Com a prorrogação, a divulgação das propriedades contempladas será realizada no dia 26 de janeiro. Essas alterações ao edital de chamamento público você confere aqui ou nos anexos desta notícia, onde você também encontra o edital original (ainda com as datas antigas mas com os demais dispositivos inalterados).
A recuperação e proteção de nascente compreende a proteção do entorno do olho d’água, com técnica adequada, permitindo condições de escoamento contínuo de água, redução de riscos de contaminação e conscientização da população, considerando que no ato da recuperação é feito a limpeza do entorno das nascentes, retirando materiais orgânicos (raízes, folhas, galhos etc.) e aplicação de uma massa, obtida da mistura entre cimento e argila (solo) que estabelece uma camada protetora fechando completamente a fonte.
O trabalho de proteção de nascentes a partir do solo-cimento utiliza materiais de fácil aquisição, baixo custo e de fácil aplicabilidade, tornando-o uma alternativa viável para a melhoria de abastecimento de água nas propriedades rurais.
A ação é parte do Projeto de Recuperação e Proteção de Nascentes de Água no município de Marialva, através do Programa Itaipu Mais que Energia, que compreende a recuperação e proteção de 20 (vinte) nascentes.
REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
Os proprietários rurais que desejarem se credenciar terão com a prorrogação até o dia 19 de janeiro de 2024, para apresentarem a documentação exigida, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em formulário especifico da SEMA. O atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Avenida Cristóvão Colombo, 2793, Vila Antônio (Antigo IBC), em Marialva.
DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO
Será necessário preencher formulário especifico da SEMA, levar comprovante de posse do imóvel rural no Município de Marialva (Cópia da Matrícula atualizada em até 90 dias), documento pessoais (RG e CPF) e cópia de Nota Fiscal de Produtor Rural (a fim de comprovar que é produtor rural ativo).
Você que tem nascente de água em sua propriedade não fique de fora desta ação que vem para melhorar ainda mais nosso Meio Ambiente e garantir mais qualidade de vida para todos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
EDITAL ORIGINAL (PRAZOS ANTIGOS MAS DEMAIS DISPOSITIVOS INALTERADOS)
Marialva recebe Selo Ouro no índice que mede a transparência pública