Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
Última Modificação: 14/02/2025 16:52:38 | Visualizada 290 vezes
Além da Lei Federal, se o projeto for aprovado, Marialva pode ter sua própria regulamentação sobre o tema
Ouvir matéria
A Prefeitura de Marialva encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 13/2025, que prevê a redução da carga horária de servidores efetivos responsáveis pelos cuidados de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com deficiência. O objetivo é permitir mais tempo para acompanhamento e assistência aos dependentes. Já existe uma Lei Federal sobre o assunto, e a ideia é regulamentar o tema também em Marialva.
A proposta permite a redução da jornada entre 20% e 50%, conforme necessidade comprovada por laudo médico. O benefício não se aplica a servidores com carga inferior a 40 horas semanais, profissionais que atuam em escalas, turnos ou plantões, e contratos temporários ou regimes especiais. Durante o período de redução, o servidor não poderá exercer outra atividade remunerada ou voluntária.
Para solicitar, é necessário apresentar requerimento à Divisão de Recursos Humanos, com documentos comprobatórios, tais como laudos e atestados médicos. O pedido será avaliado pelo Departamento de Medicina e Saúde Ocupacional do Município, podendo haver perícia médica. O benefício será concedido por até um ano para casos temporários e até dois anos para casos permanentes, os quais terão que ser periodicamente reavaliados.
O projeto aguarda aprovação da Câmara e, se sancionado, entrará em vigor após publicação oficial. “Entendemos que não é fácil para os pais de uma criança com deficiência ou com autismo cuidar do filho e ter que trabalhar o dia todo, por isso queremos regulamentar essa Lei aqui em Marialva”, destaca a prefeita Flávia Cheroni.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Prefeitura anuncia vaga de estágio para a Procuradoria Jurídica do Município
Prefeitura de Marialva abre 2 vagas para estagiários na área de Direito
Com regime irregular de chuvas, Marialva decreta situação de emergência hídrica