Competição já tradicional no município será disputada em seis categorias num percurso de 139 quilômetros por estradas e trilhas que oferecem grandes dificuldades aos pilotos

?Enduro da Uva? de Marialva será disputado domingo, 15

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Última Modificação: // | Visualizada 244 vezes


Ouvir matéria

A edição 2008 do tradicional ‘Enduro da Uva’, de Marialva, será realizada no domingo, 15, com largada às 9 horas na praça Francisco Silveira Rocha. A competição faz parte da 7ª Copa Eriton de Enduro e será disputada em seis categorias: master, sênior, over, junior, estreante e trail turismo num percurso de 139 quilômetros.

“O percurso oferece muitas dificuldades e exige concentração e atenção dos pilotos”, afirma Wanderley José Covissi, diretor da prova, que espera participação de pilotos de toda região. Destaque para o marialvense Guilherme Polessi, de 16 anos. Apesar da pouca idade já demonstrou talento numa infinidade de competições.
‘Enduro’ (resistência em francês) se confunde com ‘trail’, modalidade esportiva introduzida no país nos anos 70. Na verdade, o enduro remete ao trail na forma de apresentar-se como competição. Aliás, ainda que hoje tenha assumido perfil competitivo, nasceu como opção de lazer – e não são poucos os pilotos que se divertem embrenhando-se em matas e trilhas.
Então, competições de trail  ou enduro de regularidade, como é o caso da prova de Marialva, cujo trajeto de 139 quilômetros oferece muitas dificuldades aos pilotos, que devem associar habilidade na condução da moto para superar obstáculos com capacidade de percorrer o percurso no tempo estabelecido pela organização para cada trecho.
Para se orientar, cada competidor recebe uma planilha com mapa do caminho a ser percorrido e a média de velocidade para cada etapa do percurso. Vence a prova o piloto que obtiver maior regularidade nos diversos trechos, nem se adiantando e nem se atrasando. A aferição é feita pelos postos de controle da prova, os chamados PCs.
O ‘Enduro da Uva’ deve durar cerca seis horas, mas algumas provas do gênero se estendem por dias, o que exige preparo de pilotos e moto. Enfim, é um a competição que exige interatividade entre homens e máquinas para superar obstáculos oferecidos pela natureza – e valorizado pela organização da prova, que potencializa, ao definir o trajeto, as dificuldades da competição.
SERVIÇO
Informações sobre a prova podem ser obtidas  com Wanderley José Covissi pelo telefone 9915-2220

 Galeria de Fotos

 Veja Também