Sexta-feira, 22 de maio de 2020
Última Modificação: 22/05/2020 10:36:41 | Visualizada 775 vezes
Tem-se dado a preferência para atendimentos por meios virtuais, como o WhatsApp
Ouvir matéria
Apesar do contexto da pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2), causador da COVID-19, está normal o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial I Odeonel Lopes, vinculado à Secretaria de Saúde de Marialva, exceto por algumas adaptações na forma de atendimento.
"A organização do serviço tem se dado de forma a manter uma equipe profissional mínima para que o funcionamento tenha continuidade, por meio do revezamento da equipe interdisciplinar", informa a coordenadora do espaço, Patrícia Daniela Bolonheis Armelin Lazarin. "Esta equipe foi dívida em duas, que se revezam semanalmente no atendimento aos usuários em acompanhamento aos que têm sido acolhidos e àqueles que buscam o CAPS para alguma orientação", explica.
Tem-se dado preferência para atendimentos remotos, ou seja, por mensagens de texto e áudio via WhatsApp, ligações por vídeo, telefonemas. Em situações de urgência, de crises ou avaliada a extrema necessidade pela equipe, algumas pessoas têm sido atendidas presencialmente, assim como em alguns casos que se tratam da primeira consulta médica no serviço. Foram divulgados os números de contato do CAPS e explicado esse funcionamento a todos os usuários em acompanhamento.
De forma frequente, tem sido feito contato com os usuários para acompanhamento e monitoramento nesse período da pandemia, com as orientações necessárias acerca dos cuidados com a COVID-19, assim como no que se refere à saúde mental e ao tratamento que realizam no CAPS. Os usuários que estavam em algum acompanhamento mais intenso (na psicologia, serviço social ou oficinas terapêuticas, por exemplo) têm sido atendidos, com agendamento prévio, pela forma indicada acima.
Usuários que têm consulta psiquiátrica agendada e não se avalia a necessidade da vinda até o serviço, têm sido contactados para ver a possibilidade de replicação de receita e outras orientações.
Visitas domiciliares e outras intervenções que demandam a saída do funcionário do serviço têm sido evitadas, com a realização em casos muito específicos e quando se avalia essa estratégia como a única alternativa possível na situação.
Telefones para contato: (44) 3232-2291 e (44) 98453-0585.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marialva
Anunciados novos secretários e diretores da Prefeitura; conheça a nova equipe
Prefeitura decreta recesso funcional no dia 02 e expediente interno no dia 03
Prefeita, vice-prefeito e vereadores tomam posse para a Gestão 2025-2028