Quinta-feira, 15 de julho de 2021
Última Modificação: 19/07/2021 10:59:33 | Visualizada 1588 vezes
A desigualdade dos grupos prioritários entre os municípios é uma das causas, segundo a Regional, para o desequilíbrio das faixas etárias imunizadas em cada cidade e que essa diferença vem ocorrendo em diversas cid
Ouvir matéria
Em resposta ao ofício enviado pela Prefeitura de Marialva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, à 15ª Regional de Saúde questionando uma possível desigualdade na distribuição das doses de vacinas contra Covid-19, o orgão estadual disse que a distribuição das doses segue o que foi estabelecido no Plano Nacional e no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.
O documentos ressalta que a distribuição, para cada grupo prioritário e para a população em geral, é elaborada pela Secretaria de Estado da Saúde em acordo com o que foi deliberado pela Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, que conta com representantes do Estado e dos Municípios.
A desigualdade dos grupos prioritários entre os municípios é uma das causas, segundo a Regional, para o desequilíbrio das faixas etárias imunizadas em cada cidade e que essa diferença vem ocorrendo em diversas regiões do Estado.
Para corrigir essa distorção, a distribuição das doses para a população em geral segue uma planilha diferenciada com percentual diferente. “Os municípios que receberam menor quantidade de doses em relação a população, recebem mais doses proporcionalemente”.
Segundo o Governo do Estado, a meta é que todos os municípios do Paraná recebam doses suficientes para vacinar 80% da população acima de 18 anos até o fim de agosto.
O ofício da Regional ainda ressalta que a distribuição das doses não está relacionada a faixa etária que o município divulga que está vacinando e sim ao número de doses distribuídas em relação à população estimada pelo Ministério da Saúde.
Segundo a Regional ainda, acredita-se que as diferenças serão dirimidas nas próximas distribuições de doses para atender a população em geral, como já aconteceu na última remessa, onde Marialva está entre os municípios que mais receberam doses proporcionalmente. (veja a planilha nas imagens desta publicação)
Assinam o ofício de resposta a Chefe da divisão de vacinas Solange Aparecida Nascimento e o Diretor da 15ª Regional de Saúde Ederlei Ribeiro Alkamim
Fonte: Comunicação
Horários especiais de fim de ano para os órgãos públicos de Marialva
Marialva recebe Selo Ouro no índice que mede a transparência pública