Quarta-feira, 25 de janeiro de 2023
Última Modificação: 27/01/2023 11:02:30 | Visualizada 48 vezes
A Secretaria Estadual de Saúde define o período de agosto a julho como ano epidemiológico, que é o intervalo que demarca o período sazonal da doença
Ouvir matéria
Os casos de dengue confirmados em Marialva chegaram a 13, segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira, dia 25 de janeiro.
Agora o boletim da doença apresenta 13 casos confirmados (desde o início do período), sendo 130 descartados e 9 em análise (totalizando 152 notificações). Lembrando que as confirmações podem já ser casos curados. Felizmente, Marialva não registrou óbitos pela doença.
O período de referência é de 01/08/2022 a 07/01/2023. Esse período é desta forma porque a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) define o ano epidemiológico começando em agosto de um ano e terminando em julho do ano seguinte, que é o intervalo que demarca o período sazonal da doença.
LIRAa
O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) que mede a infestação nas casas teve média 1,5 , o que significa Médio Risco para apresentação de focos.
O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti consistem em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti .
O Sistema LIRAa auxilia as análises das características do mosquito e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle, facilita a delimitação de áreas de risco, permite a avaliação de metodologias de controle além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices para a população.
CUIDADOS
Tem pneus, vasos ou quaisquer outros recipientes que possam acumular água? Guarde ou encha de areia, não deixando acumular água e protegendo a sua família e os seus vizinhos do mosquito da dengue.
Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária vai vacinar cães e gatos contra a raiva
Espetáculo infantil "Descobrindo descobertas com duas molecas" foi um sucesso